sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A Galinha Ruiva - 2ºAno da EB1 da SERRA da VILA

A GALINHA RUIVA (reconto)
Num belo dia de sol, a galinha Ruiva foi passear. Encontrou um grão de trigo e decidiu plantá-lo. A galinha resolveu ir ter com os seus vizinhos, o gato, o ganso e o porco e perguntou:
-Quem quer ajudar-me a plantar o grão de trigo? Mas todos disseram que não.
-Então vou plantá-lo sozinha – disse a Galinha Ruiva.
Uns dias depois o grão de trigo tornou-se numa bela espiga.
A Galinha Ruiva perguntou ao gato, ao ganso e ao porco:
-Quem que ajudar-me a colher a espiga? Mas todos responderam logo que não.
Depois pediu ajuda para levar a espiga ao moinho, mas eles disseram que não. Voltou a pedir ajuda para levar a farinha para casa e novamente os seus vizinhos disseram que não.
Ela resolveu fazer um pão doce, mas ninguém a quis ajudar.
Finalmente quando o pão já estava feito ela pediu ajuda para comer o pão e os seus vizinhos disseram logo que sim. Mas a Galinha Ruiva disse que não podiam ajudar a comer o pão, porque não a tinham ajudado a fazer  nada.
Resolveu assim comer o pão com os seus filhinhos.

Alunos do 2º Ano da EB1 de Serra da Vila
Tomás Filipe
2ºAno -EB1 da Serra da Vila

JOGO DA GLÓRIA

Aproveita o fim-de-semana e joga

(clica com o rato aqui...)


Para um ou mais jogadores e envolve competências de Língua Portuguesa.
Aprende e diverte-te!!

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

COME MAIS FRUTA E VIVE MAIS SAUDÁVEL!!

O Regime de Fruta Escolar, instituído no âmbito da União Europeia, consiste na distribuição de uma peça de fruta, pelo menos duas vezes por semana, aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas.

O objectivo do Regime de Fruta Escolar é promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens e para a redução dos custos de saúde associados a regimes alimentares menos saudáveis, não substituindo programas já existentes, como o do leite escolar, nem a distribuição de fruta nas refeições escolares.

Entre as medidas de acompanhamento, que visam promover o consumo de fruta, contam-se, designadamente, a organização de visitas a quintas, a mercados e a centrais hortofrutícolas, bem como fornecimento de sacos de sementes destinados à realização de sementeiras.


VISITA DE ESTUDO DOS ALUNOS DO 4ºANO DA EB1 DE TORRES VEDRAS
Hoje, os alunos do 4ºAno de escolaridade, foram fazer uma visita de estudo ao Mosteiro dos Jerónimos, ao Monumento Dos Descobrimentos, popularmente conhecido como Padrão dos Descobrimentos e à Torre de Belém. Estes três monumentos localizam-se na freguesia de Belém, na cidade e Distrito de Lisboa.



Também soubémos que esta visita foi muito interessante, apesar do frio que se fez sentir, e que com a realização da mesma tiveram a possibilidade de relembrarem muitos dos  conteúdos estudados na área de Estudo do Meio e aprofundarem outros conhecimentos.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Matrafonas saem às ruas de Torres Vedras


As matrafonas são uma das tradições mais antigas do Carnaval de Torres Vedras. Há 100 anos que elas percorrem as ruas da cidade.

Carnaval um pouco por todo o Mundo


Por estes dias, o Carnaval dá o mote para a festa em várias partes do mundo. Veneza, Nova Orleães e o Rio de Janeiro são algumas das paragens obrigatórias para quem gosta de disfarces e muita folia.






O Carnaval na EB1 da Carvoeira

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

domingo, 14 de fevereiro de 2010

14 de Fevereiro de 2010 - DIA DE SÃO VALENTIM




Infelizmente o desfile de Carnaval das escolas, na sexta-feira,  foi cancelado devido à chuva... aqui vos deixamos algumas fotos.