terça-feira, 27 de outubro de 2009

Hoje é dia de São Gonçalo


S. Gonçalo de Lagos

Em 1986, ao abrigo do disposto no artigo 2º do Decreto-Lei n.º 93/86, de 10 de Maio e da Portaria n.º 2 de Abril, foi escolhido para patrono da escola sede do nosso agrupamento, S. Gonçalo, visto ser o padroeiro de Torres Vedras, que há muito estava esquecido pelos Torreenses, conseguindo-se assim reviver a sua memória.

E m 1993, pela Portaria n.º 587/93, de 11 de Junho a Escola passou a denominar-se Escola Básica 2,3 de São Gonçalo.
Quando algumas das escolas de 1ºCiclo do concelho de Torres Vedras foram agregadas a esta escola formou-se o Agrupamento de Escolas de S.Gonçalo.

NOTA HISTÓRICA
São Gonçalo de Lagos, padroeiro da cidade de Torres Vedras e da nossa Escola, nasceu em Lagos, no seio de uma família de pescadores, no ano de 1360 e aí foi baptizado.
Com 20 ou 21 anos, resolveu entrar para o convento. Fez-se frade e ordenou-se sacerdote mais tarde. Escreveu livros, fez iluminuras e composições musicais.
Em 1394 passou a ser prior do convento,na Lourinhã.
Entre 1412 e 1422 foi prior do convento da Graça em Torres Vedras. Era tão humilde que, apesar de prior, fazia de porteiro, de cozinheiro e sempre de enfermeiro. Ao final da tarde, à porta do Convento, esperava os trabalhadores para lhes ensinar a Doutrina e lhes dar conselhos. Às crianças ensinava, dando-lhes pão, fruta e textos de Santos que ele próprio copiava.
A sua acção foi de tal modo importante, junto da população Torreense da época, que em 26 de Setembro de 1495, D. João II, inteirado dos seus milagres que se multiplicavam escreveu à Câmara uma carta elogiando São Gonçalo de Lagos e felicitando o povo torreense. Em consequência desta carta a Câmara de Torres Vedras
proclamou, a 13 de Outubro do mesmo ano, São Gonçalo de Lagos “Defensor e padroeiro da vila e seu tremo”.
São Gonçalo morreu em Outubro de 1422. A ele se atribuem milagres (foi reconhecido santo só em 1778, pelo Papa Pio VII).
...........................
Para lembrar o dia de S.Gonçalo, a nossa escola teve uma visita surpresa de alunos do 9º ano da escola sede do nosso agrupamento, para realizarem dramatizações em algumas das salas de aula . Aqui ficam as imagens...

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares/ Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

O mês de Outubro foi designado Mês Internacional das Bibliotecas Escolares pela IASL (International Association of School Librarians).
Missão da Biblioteca Escolar:
A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.
As bibliotecas escolares articulam-se com as redes de informação e de bibliotecas de acordo com os princípios do Manifesto da Biblioteca Pública da UNESCO.
A equipa da biblioteca apoia a utilização de livros e outras fontes de informação. Estes recursos complementam e enriquecem os manuais escolares e os materiais e metodologias de ensino.
Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.
Com a criação, por parte do Ministério da Educação, de uma nova função a de professor bibliotecário, e tendo sido colocada uma professora bibliotecária, na nossa escola, obrigou a que o modo de funcionamento, organização e gestão da biblioteca praticado até então, fosse repensado e reestruturado.
Desde o ínício deste ano lectivo a nossa Biblioteca tem sido, alvo de remodelações, na organização de documentos, na actualização de dados, na construção de materiais e na criação e elaboração de novos documentos de gestão, organização e de planificações de actividades... Sendo todas estas acções, passos importantes e indispensáveis para o desenvolvimento das actividades que se irão desenrolar ao longo deste ano lectivo.


Leitura de Poesia com Vera Barbosa

Actriz mostra a importância do trabalho de leitura de poesia em sala de aula e ensina, com dicas práticas, como aproveitar ao máximo essa actividade.

O Incrível Rapaz Que Comia Livros

Uma forma diferente de ler é o audiolivro.
O audiolivro é um livro falado e que é concebido para ser ouvido. O livro áudio tem algumas vantagens, pois pode escutar-se enquanto se realizam outras actividades. Ao permitir a realização de tarefas em simultâneo, possibilita o aproveitamento máximo do tempo!