segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Dia Internacional das Bibliotecas Escolares/ Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

O mês de Outubro foi designado Mês Internacional das Bibliotecas Escolares pela IASL (International Association of School Librarians).
Missão da Biblioteca Escolar:
A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os membros da comunidade escolar tornarem-se pensadores críticos e utilizadores efectivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação.
As bibliotecas escolares articulam-se com as redes de informação e de bibliotecas de acordo com os princípios do Manifesto da Biblioteca Pública da UNESCO.
A equipa da biblioteca apoia a utilização de livros e outras fontes de informação. Estes recursos complementam e enriquecem os manuais escolares e os materiais e metodologias de ensino.
Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.
Com a criação, por parte do Ministério da Educação, de uma nova função a de professor bibliotecário, e tendo sido colocada uma professora bibliotecária, na nossa escola, obrigou a que o modo de funcionamento, organização e gestão da biblioteca praticado até então, fosse repensado e reestruturado.
Desde o ínício deste ano lectivo a nossa Biblioteca tem sido, alvo de remodelações, na organização de documentos, na actualização de dados, na construção de materiais e na criação e elaboração de novos documentos de gestão, organização e de planificações de actividades... Sendo todas estas acções, passos importantes e indispensáveis para o desenvolvimento das actividades que se irão desenrolar ao longo deste ano lectivo.


Leitura de Poesia com Vera Barbosa

Actriz mostra a importância do trabalho de leitura de poesia em sala de aula e ensina, com dicas práticas, como aproveitar ao máximo essa actividade.

O Incrível Rapaz Que Comia Livros

Uma forma diferente de ler é o audiolivro.
O audiolivro é um livro falado e que é concebido para ser ouvido. O livro áudio tem algumas vantagens, pois pode escutar-se enquanto se realizam outras actividades. Ao permitir a realização de tarefas em simultâneo, possibilita o aproveitamento máximo do tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário